Tom Lehrer

Científico, matemático, é oposto de artista? Tom Lehrer disse-nos que não! Estado-Unidense, licenciado em matemática por Harvard, a música acompanhou-o desde estudante. Foi um sucesso internacional moderado nos anos (19)50 e 60, num estilo de music hall misturado com muito humor (variety song) e uma boa dose de ciência. Mais tarde deixou quase completamente o mundo dos palcos, para se dedicar a lecionar matemática para artistas e música para teatro na Universidade da Califórnia.

O seu repertório não é muito vasto, resultado de apenas ter três LPs de originais, ainda assim, escolher apenas um punhado de canções para mostrar aqui resultou num esforço considerável, porque quase cada uma mais que ouvia, era mais uma que merecia destaque. Se gostar destas, procure mais, que as há boas!

"The elements" (1959)

Muito provavelmente a canção mais famosa é The Elements (Os Elementos). Lehrer consegue a proeza de fazer uma letra que consiste em recitar o nome de todos elementos quimicos - sim todos! Todos os que eram conhecidos à data da criação da letra da música, o próprio Tom Lehrer, no vídeo que se segue, avisa que entretanto tinha sido descoberto o Lawrencium. E recomenda aos espectadores que tomem nota...

Brilhante a parte final, com "uma versão muito antiga [...] devida a Aristóteles" com os quatro elementos clássicos. A canção pode ser ouvida cantanda parcialmente pelo personagem Dr. Sheldon Cooper, do Big Bang Theory, ou também pelo ator Daniel Radcliffe, famoso por interpretar Harry Potter.

https://youtu.be/AcS3NOQnsQM

"New Math" (1965)

A canção que me chamou inicialmente a atenção foi New Math (Matemática Nova). Claramente o problema de se fazerem revisões curriculares usando eduquês moderno, em que é mais importante compreender o problema do que obter a resposta certa, não é exclusivo nem de Portugal nem da nossa era.

https://youtu.be/UIKGV2cTgqA

"Poisoning Pigeons In The Park" (1959)

Finalmente, aquela que, para mim, estabeleceu Tom Lehrer como um clássico, impossível de se perder, e a contar a todos, foi Poisoning Pigeons In The Park (Envenenando Pombos no Jardim). Uma canção em tom leve e alegre sobre as maravilhas de passar os soalheiros dias de Primavera num jardim público enquanto se... envenena os pombos!

https://youtu.be/yhuMLpdnOjY

Referências e ligações